RELATOS DE QUEM JÁ FEZ PARTE DO PROJETO
Nesses cinco anos do projeto Memória da Publicidade e Propaganda de Chapecó, muitos acadêmicos já deixaram sua marca direta ou indiretamente nos resultados da pesquisa. Como forma de agradecimento a todos estes, deixamos aqui os relatos e experiências de nossos mais de 15 bolsistas que contribuíram para que o projeto migrasse do papel e tomasse forma concreta.
“Fui a primeira aluna a participar do Projeto de Pesquisa - Memória da Publicidade e Propaganda de Chapecó. Tenho orgulho em ter sido pioneira neste lindo projeto. Foi um grande desafio, pois tínhamos a ideia, mas não sabíamos por onde iniciar o processo de pesquisa.
Minhas principais atividades desenvolvidas envolveram a coleta de informações. Realizamos pesquisa de campo, através de entrevistas e análises bibliográficas (TCC de ex-aluna do curso de Publicidade e Propaganda) com o intuito de iniciarmos os resgastes históricos - primeiras agências de publicidade desde a década de 80.
Foi um trabalho árduo, mas prazeroso, que aumentou meu encanto pelo universo da Propaganda. Chapecó é uma cidade promissora, com uma história recente envolvendo a publicidade, porém, uma história concreta e cheia de descobertas.
Atualmente resido em Frederico Westphalen, minha cidade natal. Sou pós-graduanda em Marketing e trabalho na Bakof Tec como coordenadora do SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Aproveito para deixar meu agradecimento à toda equipe do Projeto de Pesquisa: Memória da Publicidade e Propaganda de Chapecó.”
Martieli Naiana bolsista entre 2010 e 2011
"Minha passagem pelo Nic foi curta, mas no pouco tempo em que eu participei pude perceber a importância dos estudos e das pesquisas sobre a história da publicidade chapecoense e regional, acredito que essa minha passagem me ajudou na vida acadêmica principalmente por ter me ajudado a participar do projeto Rondon tempos depois, mas também ajudou na produção dos trabalhos de aula, já que aquilo despertou em mim a vontade de me especializar e criar campanhas que se tornem referências regionais e sejam lembradas no futuro, assim como são as campanhas que nós pesquisávamos. Mauricy Pace bolsista entre 2010 e 2011.
“Participei do projeto durante um ano e meio, entre 2011 e 2013 e foi uma experiência fundamental na minha construção enquanto sujeito tanto social quanto intelectual. A empiria da pesquisa foi fascinante e reveladora. A inserção neste outro universo foi esclarecedora, me mostrando um lado da universidade até então desconhecido para mim e que se tornou uma verdadeira paixão.
À época, enquanto acadêmica de Publicidade e Propaganda a pesquisa se revelou uma verdadeira viagem no tempo na área. Também me possibilitou o contato com o próprio mercado e também a participação em eventos, que além do caráter prático de ACCs, me apresentou a outros saberes, me abriu à novos temas e objetos, me manteve atualizada, sendo extremamente profícua.
Mas o principal foi que neste locus eu descobri minha paixão pela pesquisa e pela docência. Eu basicamente descobri o que queria fazer na vida. Foi engraçado, em pleno bacharelado eu querendo dar aula. Enalteço também a convivência e importância dos líderes do grupo neste processo - professor Dirceu Hermes, professora Juceli Lovatto e principalmente minha mentora, a prof. Eleci Dias da Silva -, que criou em mim uma vontade imensa em aprender, pesquisar, estudar, sendo que isto segue até hoje.”
Roberta Brum, bolsista entre 2011 e 2013
"Participar como pesquisadora do Núcleo de Iniciação Científica Memória da Publicidade e Propaganda em Chapecó, certamente foi uma das etapas mais enriquecedoras do meu processo de aprendizagem durante a graduação.
A criação do Núcleo de Pesquisa Memória da Publicidade e Propaganda em Chapecó, foi um marco, pois não havia nenhum tipo de iniciativa que buscasse fazer o resgate da história do mercado publicitário na região de Chapecó. Isso nos desafiava ainda mais, pois tivemos que começar do zero.
Tenho a certeza de que a participação no Núcleo de Iniciação Cientifica da Memória da Publicidade e Propaganda em Chapecó, foi um divisor de águas na minha vida acadêmica. Me ajudou a abrir portas, que sozinha não teria conseguido. Tenho muito orgulho der ter participado desse grupo, e de ter ajudado a resgatar um pouquinho da nossa história, afinal registrar a história é um meio de conhecer o passado, construir o presente e pensar o futuro.”
Eduarda Vargas bolsista no ano de 2012
”O projeto de pesquisa Memória da Publicidade e Propaganda em Chapecó me proporcionou muitas experiências positivas. Nada mais importante do que conhecer o passado para pensar no futuro. Cada entrevista, cada foto, cada relato, foram de muita importância pra mim, pois me ajudaram no meu desenvolvimento no curso. Entendi sobre o começo da Publicidade e Propaganda em Chapecó, ficando muito mais claro pra mim o cenário atual.
Resumindo, o projeto me fez crescer muito, pois me proporcionou contato com pessoas muito importantes pra história da Publicidade e Propaganda em Chapecó, além de conhecimento aprofundado sobre e história da área em que atuo.”
Bruna Schuck. bolsista no ano de 2012
“Posso dizer com toda a certeza que aprendi muitas coisas durante o tempo em que estive na pesquisa, tanto no âmbito acadêmico quanto no humano/social. Olhar para o passado ajuda-nos muito a compreender o presente e projetar nosso futuro, a pespectiva diacrônica desenvolvida pelo projeto, que valoriza a memória dos indivíduos e de determinado grupo, possibilitou-me muito muitas mais do que eu esperava. Só tenho a agradecer pela oportunidade, adorei fazer parte desse grupo. Agora, pretendo seguir carreira acadêmica (mestrado e doutorado) e esse gosto pela pesquisa, surgiu a partir da minha iniciação científica nesse projeto.”
Henrique Zorzi, bolsista no ano de 2013.
"Ingressar na pesquisa científica, através do NIC Memória da Publicidade e Propaganda se tornou para mim, uma experiência reveladora. A oportunidade de contribuir para a construção do conhecimento científico, e especialmente a construção da história da publicidade em Chapecó e região, foi com toda certeza gratificante.
Minha vivência, enquanto pesquisadora do NIC Memória permitiu também a descoberta de um universo rico e instigante: o universo da pesquisa científica. Ler, escrever, investigar e estar em contato com os sujeitos pioneiros da comunicação publicitária em Chapecó e ajudar a reescrever esta história me traz a certeza, de uma escolha assertiva. Sou
grata pela oportunidade que tive, especialmente pelas pessoas generosas que conheci, através do projeto, que sempre demonstraram grande satisfação e alegria em promover o conhecimento, transformando de maneira positiva a nossa localidade."
Bruna Sbardelotto bolsista entre 2013 e 2014
“Participar influenciou bastante na minha vida acadêmica, pois, a experiência de fazer parte de um grupo de pesquisa é muito interessante, e muitas vezes nos faz pensar e debater questões a nossa volta, com influência disso, me interessei mais ainda pela vida acadêmica e hoje curso mestrado em comunicação. Tenho certeza que o fato de participar de um grupo de pesquisa me ajudou a criar base para essa vaga que consegui.”
Alan Dal Pizol, bolsista no ano de 2014
